ANALUPE

DONA PETISCA

Remodelação Interior de espaço comercial

USO

Restauração

LOCALIZAÇÃO

Braga, Portugal

ANO DE PROJECTO

2020

ANO DA OBRA

2021

FASE

Concluído

O restaurante está localizado na cidade de Braga, com uma localização premium dado que podemos visitar o espaço em frente à Sé Catedral da cidade. O objectivo para este projecto foi recriar a identidade da "Dona Petisca" neste novo espaço.
A área da intervenção tinha sido anteriormente utilizada como bar por um outro proprietário pelo que o objectivo dos novos donos era transformar a imagem sombria e pesada de bar existente numa nova imagem de marca, imagem essa caracterizadora do conceito da "Dona Petisca", onde os clientes se sentem em casa, num ambiente calmo e acolhedor.
Sendo um espaço com uma área aproximada de 75m2, o sítio é caracterizado por ser bastante comprido e um pouco estreito, assim, impõem-se aproveitar toda a área disponível para o maior número de lugares sentados para que assim se consiga rentabilizar o negócio da melhor maneira possível. Para isso reorganizou-se o programa em função desta premissa com a relocalização da instalação sanitária, a localização da cozinha ocupando o mínimo espaço necessário ao trabalho no dia-a-dia e a escolha do mobiliário influenciou a maneira como o restaurante é vivido e percecionado pelo cliente.
Para que o ambiente representasse o estar em família à mesma mesa, num ambiente de tasca contemporânea, optou-se por utilizar materiais como o tijolo artesanal de cor branco, o cerâmico hidráulico e a madeira. O tijolo artesanal reveste quase a totalidade das paredes conferindo assim uma imagem de um ambiente rústico e caseiro, mas com a utilização da cor branco o ambiente fica mais contemporâneo, elegante, sereno, tranquilo e acolhedor: todas as sensações que um restaurante deve transmitir ao cliente. A utilização do cerâmico hidráulico no chão e nalgumas paredes advém da imagem de um restaurante "Dona Petisca" dos mesmos donos na mesma rua que se pensou em recriar essa imagem como imagem de marca do restaurante. A utilização da madeira nos balcões e mobiliário traz ao espaço um pedaço da Natureza conferindo ao sítio um ambiente semi-rústico, mais natural e familiar, sendo a madeira o material que nos devolve à Natureza, contrastando com o ritmo frenético da cidade no exterior.
A projecto da "Dona Petisca" devolve à cidade de Braga um ambiente de união e paixão pelo que é comer numa tasca moderna, à mesma mesa no seio familiar de qualquer um, não só pelo seu excelente menu gastronómico mas também pela sua arquitectura e desenho interior.