ANALUPE

QUARTO AJAM

Desenho de Interior de Espaço de Habitação

USO

Quarto para 2 raparigas

LOCALIZAÇÃO

Braga, Portugal

ANO DE PROJECTO

2020

ANO DA OBRA

2021

FASE

Concluído

O projecto foi desenhado a pensar em duas irmãs, com idades entre os 3 e os 8 anos, que irão partilhar o mesmo espaço para dormir. Como o espaço tem uma área reduzida, apenas foi possível colocar duas camas de solteiro para cada uma delas, um cadeirão de apoio e uma cómoda para arrumação de roupa.
Para que o quarto tenha uma imagem que perdure com o tempo e acompanhe as várias fases de crescimento das meninas, as cores utilizadas foram pensadas numa utilização para o hoje em que as meninas são ainda pequenas, mas também quando estas forem adolescentes o quarto ainda se adequar a essa mesma faixa etária. Seja qual for a idade que as meninas tenham, a imagem desenhada hoje será sempre adequada às suas idades futuras.
Cores neutras e claras caracterizam o quarto tornando o ambiente calmo para que a noite destas princesas seja completamente tranquila. Optou-se por isso por utilizar camas estofadas com tecido de veludo em que o tacto parecido com a pele de um pêssego confere ao espaço um ambiente fofinho e aconchegante.
O cadeirão de apoio, estofado em cor-de-rosa torna o quarto mais de princesas assim como os tapetes da mesma cor e as próprias capas de cama. A escolha da cor e tecido das cortinas incidiu sobre esta ideia de criar um ambiente com cores neutras e claras.
É um quarto pensado não só para responder às necessidades presentes dos pais das meninas como também responde às futuras necessidades do amanhã quando estas forem maiores.